Sempre que pensamos em procedimentos estéticos, com certeza o preenchimento labial é um dos primeiros a serem lembrados. Isso acontece pois ele se tornou muito popular, principalmente nos últimos anos, e por ser menos invasivo, a procura por ele só aumenta.

Seja para aumentar o volume dos lábios, definir ou até mesmo harmonizar, o preenchimento labial consegue atender os mais diversos desejos do paciente.

Quer aprender um pouco mais sobre esse procedimento? Continue lendo este artigo!

O que é o preenchimento labial?

O preenchimento labial é um procedimento estético que visa aperfeiçoar o formato dos lábios. Com ele, você pode escolher o que deseja modificar ou melhorar.

Como é personalizado, ou seja, cada pessoa pode apontar os resultados que procura, é imprescindível uma consulta com o profissional para avaliação. Nesta consulta você vai conseguir decidir quais as melhores intervenções e o que funcionará melhor para seus lábios e harmonia facial.

Por que o preenchimento labial é tão procurado?

Dizem que podemos conhecer uma pessoa pela forma que ela sorri, e se nosso rosto é o nosso cartão de visitas, nada mais justo que cuidarmos de cada parte dele.

O preenchimento labial vem se tornando cada vez mais comum e popular não apenas pela relativa facilidade do procedimento e efeitos, mas também por solucionar insatisfações de forma personalizada. 

Existem diversas técnicas para atingir o resultado desejado, melhorando a autoestima e realçando a beleza de cada um, sem precisar desrespeitar a individualidade e singularidade do paciente.

Como é feito o preenchimento labial?

O preenchimento pode ser feito com diversas substâncias, como ácido hialurônico, gordura do próprio paciente e até mesmo silicone.

Durante o procedimento, o profissional vai aplicar pequenas quantidades do preenchedor, utilizando micro agulhas ou cânulas. Para isso, só é necessário uma anestesia local.

Por ser um procedimento pouco invasivo, pode ser feito sem necessidade de um centro cirúrgico, ou seja, pode ser realizada no próprio consultório de atendimento. 

Atualmente, a substância mais utilizada é o ácido hialurônico, pois ele é uma substância produzida pelo nosso corpo, além de ser absorvível. O seu resultado é visivelmente mais natural e mais seguro – além disso, é utilizado um ácido específico para esta região, que é mais maleável e suave, para dar mais conforto para as atividades do dia-a-dia.

Durante o procedimento o profissional vai modelar os lábios preenchendo regiões como arco do cupido, contorno, tubérculos labiais e filtros labiais.

Os cuidados após o procedimento são:

  •  Evitar tocar ou massagear a região por, pelo menos, 48 horas;
  •  Não utilizar maquiagem ou batom no dia do procedimento;
  •  Evitar procedimentos químicos faciais, como peelings, por 30 dias;
  •  Evitar exposição ao sol durante 48 horas;
  •  Não aplicar pomadas ou cremes durante 48 horas.

Quem pode fazer o preenchimento labial?

Por ser uma técnica amplamente utilizada, ela atende as mais diversas necessidades do paciente, mas, principalmente para pacientes que:

  • Perderam a definição dos lábios por conta de flacidez facial, excesso de tabagismo e até mesmo os efeitos dos raios UVA/UVB;
  • Não têm muito volume labial;
  • Possuem lábios assimétricos;
  • Desejam definir locais específicos, como o “arco do cupido”;

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode realizar o preenchimento labial, desde que com um profissional capacitado e com a autorização dos pais.

A recuperação desse procedimento é extremamente simples e o paciente não precisa se afastar dos seus afazeres diários por muito tempo. A duração em si, é de trinta minutos a uma hora, e o efeito é imediato.

O que posso esperar do preenchimento labial?

No final do procedimento, os lábios estarão um pouco inchados, o que é comum. É necessário aguardar alguns dias para que o resultado final esteja mais visível!

É importante aguardar pelo menos 10 dias para fazer uma reavaliação, assim você e o profissional analisam juntos se será necessário mais algum ajuste ou aplicação para chegar no resultado perfeito.

Essa espera é imprescindível para que todas suas expectativas sejam alcançadas e se evite o chamado duck face, também conhecido como lábios de pato.

Por ser absorvido pelo organismo, o ácido hialurônico tende a diminuir dentro de um ano, devendo ser remodelado ou reaplicado. 

Lembre-se: a escolha de um profissional deve ser extremamente cuidadosa, pois o mesmo deverá planejar contigo como serão as próximas sessões e quais efeitos serão atingidos no curto e longo prazo.

Quais as contraindicações do preenchimento labial?

Todo procedimento estético possui contraindicações, no caso do preenchimento labial, é importante ficar atento caso você seja:

  • Portador de doenças autoimunes;
  • Gestante;
  • Tenha herpes ou feridas labiais/bucais;
  • Tenha alergia a substâncias que possam ser utilizadas.

Cuidados específicos para quem faz preenchimento labial

Todos devemos cuidar dos nossos lábios, mas para manter o resultado atingido, é necessário um cuidado e rotina para melhorar a aparência e saúde dos lábios a longo prazo. Os cuidados são:

  • Esfolie seus lábios a cada 15 a 20 dias, para retirar as células mortas e acelerar o processo de renovação;
  • Hidrate diariamente seus lábios, seja com pomadas específicas ou hidratantes labiais. Além de torna-los mas bonitos, isso irá proteger seus lábios das ações do vento e fatores externos, principalmente no inverno;
  • Proteja seus lábios do sol, existem hidratantes labiais que já possuem fator de proteção solar, o mais indicado é o FPS 30;
  • Visite regularmente seu dentista e o profissional que realizou o procedimento, pois ambos conseguirão te auxiliar com qualquer cuidado extra.

Quanto custa um preenchimento labial?

Por ser um procedimento muito popular, as condições estão cada vez mais acessíveis e variadas. O mais importante na hora da escolha é confiar no profissional, pois apenas assim você terá segurança e tranquilidade para realizar o procedimento.

Lembre-se, os resultados vão durar por um bom tempo, por isso pesquise muito e tenha certeza que escolheu o profissional que mais se adequa ao que você procura e necessita –  com certeza, ele poderá te auxiliar em todo processo e te ajudar a compreender o que funcionará melhor para seu caso.

Agora que você sabe tudo sobre preenchimento labial, é só escolher o profissional perfeito e realizar o procedimento sem medo ou dúvidas!

Comenta aqui embaixo: você já teve medo de realizar algum procedimento estético por falta de conhecimento sobre ele?