Cada vez mais, o ácido hialurônico é o queridinho quando falamos de tratamentos faciais, seja para aplicações ou como princípio ativo nos mais diversos cosméticos.

Mas, afinal, o que é o ácido hialurônico? Para te explicar melhor do que ele é formado e como age na sua pele, continue lendo este artigo.

O que é o ácido hialurônico?

Com a procura por uma pele mais viçosa, hidratada e firme crescendo mais e mais, é natural que os profissionais e a indústria cosmética e farmacêutica procurem ativos que sejam seguros e eficazes, como o ácido hialurônico.

Produzido pelo nosso próprio corpo, ele é uma molécula de açúcar e tem diversas funcionalidades, podendo ser utilizado com segurança, desde que com o acompanhamento de um profissional capacitado, que poderá adequar seu uso para alcançar seus objetivos.

O ácido hialurônico estimula a produção de colágeno da nossa pele, trazendo firmeza e diminuição de linhas finas e retardando o envelhecimento natural da nossa pele. 

Com o passar do tempo, nosso corpo acaba produzindo em menor quantidade esse ácido, por isso é necessário a reposição do mesmo.

Além de estimular o colágeno, ele também vai aglutinar as moléculas de água que possuímos, trazendo efeitos de preenchimento. Há quem use o exemplo de um ímã, no qual o ácido hialurônico atrai para si as moléculas de água presentes até mesmo no ambiente.

Dessa forma, ele consegue potencializar a sua hidratação e mantê-la por mais tempo na pele.

Onde posso encontrar o ácido hialurônico?

Hoje em dia podemos comprar os mais diversos cosméticos ou tratamentos que o utilizam como princípio ativo. E quem não quer uma pele mais hidratada e jovem?

Existem desde batons, bases e maquiagens, todos voltados para o uso diário, assim como cremes, séruns e máscaras.

Falando em tratamentos mais potentes, pode-se lembrar também de preenchimentos faciais, labiais e aplicações do ácido hialurônico de forma mais concentrada.

Toda essa gama de opções é voltada para realçar a sua beleza singular e aprimorar a saúde da pele.

Por ser um princípio ativo seguro, suas restrições são quase escassas.

Ácido hialurônico e o combate às rugas

Quando falamos de rugas, precisamos pontuar que existem dois tipos:

#1 Rugas Dinâmicas

Aquelas que são causadas pelos movimentos da nossa face, e se salientam ou aparecem quando falamos, comemos ou expressamos algo;

#2 Rugas Estáticas

As que aparecem independente da nossa movimentação facial.

Elas surgem com a diminuição da produção do colágeno e do ácido hialurônico, responsáveis pela firmeza e preenchimento da nossa pele. Essa diminuição surge por volta dos 25 anos e pode-se iniciar a reposição gradual assim que você desejar.

Além dos efeitos naturais do nosso corpo, o envelhecimento, o tabagismo, a longa exposição ao sol sem protetor solar, poluição, estresse e rotinas cada vez mais agitadas são os maiores vilões que encontramos quando falamos da saúde da pele!

Ácido Hialurônico e a Hidratação

Com um alto poder de hidratação, o ácido hialurônico pode “carregar” até mil vezes o peso da sua molécula, o que o torna altamente eficaz e imprescindível para a retenção de água. Devolvendo e aumentando a elasticidade da pele, seu viço e aparência saudável.

Ácido Hialurônico e Preenchimentos

Por ser uma molécula que atrai água, com alto poder de retenção, o ácido hialurônico consegue preencher rugas, diminuir a flacidez e ser utilizado em diversos procedimentos estéticos.

Um dos mais procurados é o preenchimento labial, no qual o ácido hialurônico tem o papel de auxiliar no volume, formato e configuração labial. Esse procedimento é altamente seguro, podendo ser feito no próprio consultório do profissional, utilizando anestesia local.

Como ele é produzido pelo nosso próprio corpo, também é absorvido por nós, desta forma, precisamos sempre repor. E, no caso de procedimentos de preenchimentos, fazer retoques e reaplicações conforme o efeito alcançado for diminuindo. Dentro de um ano e meio a dois é o ideal.

Apesar de pensar no espaço de tempo, é importante lembrarmos que isso proporciona maior flexibilidade e adaptação, desta forma, pode-se atingir resultados cada vez melhores e mais harmônicos para o rosto e saúde.

Quando falamos de preenchimento de rugas, o ácido hialurônico funciona nas rugas estáticas, como o bigode chinês. Ele vai preencher aquele espaço, diminuindo a aparência de flacidez. Este procedimento também é extremamente seguro, podendo ser feito no consultório.

Nas rugas dinâmicas, indica-se a utilização da toxina botulínica, o botox.

Como escolher o melhor tratamento?

É necessário o acompanhamento de um profissional, para que você tire todas as suas dúvidas e consiga, assim, ter todas as suas necessidades e objetivos respeitados e alcançados.

Um bom profissional poderá te auxiliar desde como utilizar este princípio ativo no dia a dia e em intervenções pontuais, para que um possa auxiliar o outro.

Ou seja, caso você tenha feito um preenchimento facial ou labial, ainda é necessário manter uma rotina que vai auxiliar seu corpo a continuar produzindo o ácido hialurônico e potencializar o seu tratamento.

Existem contraindicações?

Todo procedimento conta com algumas contraindicações, e é papel do profissional te auxiliar nesse quesito. Apesar de muito seguro, não é indicado a utilização do ácido hialurônico injetável por pacientes que:

  • São alérgicos;
  • Gestantes;
  • Com alguma doença, inflamação ou lesão mais grave na pele;
  • Possuem distúrbios de coagulação.

Os cremes e séruns que possuem o ácido hialurônico quase não têm restrições, mas seu uso deve ser acompanhado por um profissional, para que qualquer intercorrência seja analisada e, assim, adaptar a rotina do paciente.

Quanto custa o ácido hialurônico?

Por estar presente nos mais diversos produtos e procedimentos, é difícil mensurar em valores. Hoje em dia, podemos encontrar opções das mais variadas formas e preços.

Mas, é primordial que você escolha um bom profissional, que possa te trazer segurança, tranquilidade e que fará um acompanhamento individual e personalizado.

Quando falamos de investimentos em beleza e, principalmente, na pele do nosso rosto, precisamos levar em conta a qualidade do produto que estamos utilizando, todas as pesquisas e testes que foram realizados e a capacitação daquele profissional.

 Você gostou desse artigo? Fala pra gente nos comentários.