A harmonização facial, ou orofacial, vem ganhando uma popularidade cada vez maior nos últimos anos. Sendo, atualmente, um dos procedimentos mais procurados nas clínicas.

Isso acontece, principalmente, porque se trata de um procedimento não cirúrgico, extremamente seguro e que respeita os traços e a estrutura facial de cada um.

Ficou curioso para saber mais? É só continuar lendo. 

 

O que é a harmonização facial?

A harmonização facial consiste em uma série de procedimentos que visam alinhar e corrigir ângulos da face, melhorar a harmonia entre os dentes e lábios, preencher linhas finas e pontos de flacidez no rosto. Sempre respeitando as características únicas de cada um, visando apenas trazer maior visibilidade para pontos de destaque do rosto e eliminar imperfeições que incomodam o paciente.

Desta forma, não existe uma única possibilidade e algo pré-definido para sua harmonização, você e o profissional irão definir quais traços serão realçados e quais procedimentos serão utilizados.

Dentre os procedimentos mais comuns, alguns são:

#1 Preenchimento 

O preenchimento do rosto, na grande maioria das vezes, é feito com a utilização do ácido hialurônico – que é produzido pelo nosso próprio corpo e auxilia no combate à flacidez e produção de colágeno. O objetivo deste procedimento é preencher determinados pontos da face, como lábios, maçãs do rosto ou queixos, por exemplo. Além disso, podemos utilizá-lo para nivelar pequenos sulcos, rugas ou, até mesmo, em olheiras profundas.

Esse procedimento costuma demorar entre 30 minutos a uma hora e a duração dos resultados varia entre um ano a um ano e meio.

#2 Botox

A aplicação de botox visa diminuir as rugas dinâmicas, que aparecem ou se aprofundam conforme os músculos da nossa face se movimentam. Neste procedimento utiliza-se a toxina botulínica, responsável pelo relaxamento do músculo, prevenindo, assim, a formação das rugas.

#3 Lifting

O Lifting facial na harmonização é geralmente utilizado para puxar os tecidos da face, dando uma maior sustentação para a pele, sem ser necessário recorrer a intervenções cirúrgicas. Para este procedimento serão inseridos fios de ácido polilático.

#4 Microagulhamento

O microagulhamento é utilizado para estimular a produção do colágeno e o rejuvenescimento da sua pele. É feito com um aparelho específico, o dermaroller ou dermapen, promovendo microlesões na pele, este procedimento traz mais firmeza à pele, além de suavizar manchas e cicatrizes.

#5 Peeling

O peeling é um procedimento que estimula a renovação da sua pele por meio da aplicação de substâncias ácidas, promovendo, assim, a descamação da camada mais superficial da pele da sua face.

#6 Bichectomia

Na bichectomia são removidas pequenas bolsas de gordura acumuladas nas laterais do seu rosto, esse procedimento é realizado por pequenos cortes no interior da boca, menores que 5mm. A bichectomia traz mais realce para as maçãs do rosto, afinando-as.

#5 Procedimentos dentários

Além dos procedimentos faciais, na harmonização você conta, também, com correções dentárias, sejam elas por meio da utilização de aparelho, clareamento ou implantes.

 

Quanto tempo dura a harmonização?

Por se tratar de mais de um procedimento, a harmonização facial tem efeitos diferentes, por exemplo: o botox tem um tempo de duração diferente do preenchimento, assim como a bichectomia e o peeling. Os preenchimentos podem utilizar diferentes substâncias, sendo elas temporárias ou permanentes – a mais utilizada é o ácido hialurônico, que tem uma duração de cerca de um ano a um ano e meio.

Quais os cuidados pós-procedimento?

Por se tratarem de procedimentos que não exigem um alto nível de invasão ao corpo, não-invasivos, a harmonização costuma causar apenas inchaço em algumas regiões, e vermelhidão em outras, porém, é indicado que:

  • Evite tocar ou massagear a região por, pelo menos, 48 horas;
  • Não utilize maquiagem ou batom no dia do procedimento;
  • Evite exposição ao sol durante 48 horas;
  • Não aplique pomadas ou cremes que não forem prescritos durante 48 horas.

No caso de peeling e bichectomia, outros cuidados deverão ser acordados com seu profissional, de forma que você se resguarde e possa ter uma recuperação que proporcione os melhores resultados possíveis. Não é necessário que você se afaste da sua rotina por muito tempo.

 

Quando começo a ver os resultados?

Cerca de 15 a 30 dias após os procedimentos o resultado final já pode ser observado, pois o inchaço já terá passado quase que completamente. É imprescindível que você visite o seu profissional após este prazo, para uma reavaliação. Caso necessário, pequenos ajustes serão feitos e, assim, você ficará cada vez mais próxima dos resultados desejados.

 O que esperar da harmonização?

Por ser um procedimento totalmente personalizado, o mais importante é que você procure um profissional capacitado que você confie, que possa te orientar e estabelecer contigo quais as prioridades e o que irá funcionar para você, sua pele e seu rosto.

Uma conversa franca e aberta sobre quais expectativas você tem em relação aos procedimentos e o que você pode alcançar trará não apenas tranquilidade e segurança, mas, principalmente, um resultado que respeitará toda sua beleza e singularidade. Afinal, a harmonização visa realçar nossos pontos de destaque e corrigir imperfeições, mantendo nosso aspecto natural e único.

 

Quanto custa uma harmonização facial?

O valor de uma harmonização facial depende de quais procedimentos serão utilizados.

Portanto, o valor final varia conforme a escolha dos procedimentos e técnicas. O mais importante é que você consiga estabelecer todos os pontos com o profissional escolhido, de forma clara e transparente.

Gostou de conhecer como funciona uma harmonização facial? Me conta nos comentários se ficou alguma dúvida!